Home > Coleção do Projeto Mídia e Fronteiras

Coleção do Projeto Mídia e Fronteiras

O projeto “Mídia e Fronteiras - Cartografia dos Estudos no Brasil” tem por objetivo mapear os estudos realizados em nível nacional sobre meios de comunicação e fronteiras nacionais. A proposta está calcada no avanço do interesse pelo tema e a produção científica resultante das análises realizadas por pesquisadores brasileiros sobre as práticas socioculturais dos fronteiriços e seus reflexos nos produtos midiáticos elaborados e colocados em circulação por veículos de comunicação local, sediados em espaços de fronteiras nacionais. O período de coleta compreende os anos de 2000 e 2015 e a busca tem foco inicial as teses e dissertações defendidas em programas de pós-graduação ligados às Ciências da Comunicação.

Na primeira etapa da pesquisa, buscou-se por teses e dissertações nos programas de pós-graduação em Comunicação vinculados à Associação Nacional dos Programas de Pós-Graduação em Comunicação (Compós). Em 2016, ano do início da coleta dos dados, a Compós possuía 45 programas filiados, oriundos de instituições públicas e privadas das cinco regiões do país. Num segundo momento, buscou-se por teses e dissertações produzidas nos PPGs de Comunicação listados pela Plataforma Sucupira, uma ferramenta online do Sistema Nacional de Pós-Graduação (SNPG) para coleta de informações, realização de análises e avaliações. A plataforma é um banco de dados, integrada com sistemas internos e externos da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes). A busca revelou apenas um curso de mestrado específico sobre a temática.

Algumas universidades pesquisadas dispõem de repositório próprio em seus portais, com publicação e divulgação de acesso público, e outras divulgam através da Biblioteca Digital Brasileira de Teses e Dissertações (BDTD). Portanto, a busca pelas teses e dissertações variou conforme a plataforma disponível. Na procura pelas produções foram utilizadas as palavras “mídia”, “fronteira”, “fronteiriço (a)”, “comunicação”. Nos portais nos quais não havia filtro por título, palavras-chave ou assunto, a busca se deu por meio de leitura das listas de produções disponíveis nos sites dos programas.

A pesquisa é vinculada à linha de pesquisa Mediações e Representações Culturais e Políticas, do Programa de Pós-Graduação em Comunicação e Informação (PPGCOM) da Faculdade de Biblioteconomia e Comunicação (FABICO) da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), sob a coordenação da professora doutora Karla Maria Müller, e executado em parceria com o projeto Unbral Fronteiras – Portal de Acesso Aberto das Universidades Brasileiras sobre Fronteiras e Limites.

Para acessar os Resultados

Os resultados do Projeto Mídia e Fronteiras já estão disponíveis no Portal Unbral Fronteiras, dentro da coleção "TD - Teses e Dissertações". Para acessá-los, basta acessar a busca avançada e, no campo "Notas", com a opção "contém", pesquisar pelos termos "Mídia e Fronteiras". A imagem abaixo ilustra este procedimento:

Boa pesquisa!