UFRGS Ministério da Integração
Home Portal Unbral Fronteiras

 

 

VII SIAP E III CUEF (22 e 23 de Outubro de 2018)

O VII Seminário Internacional da América Platina (VII SIAP) é um espaço para a discussão dos desafios das sociedades platina e latina. Pesquisadores de destaque estarão presentes na conferência, nos painéis temáticos, nas sessões de pôsteres e no lançamento de livros reunidos em torno dos seguintes temas: 

Abordagens territoriais, Comunicação e Cultura, Política e Economia, Migrações e Mediações

O III Colóquio Unbral de Estudos Fronteiriços (III CUEF) convoca pesquisadores ao debate dos resultados e rumos do projeto Unbral Fronteiras - Portal de Acesso Aberto das Universidades Brasileiras sobre Limites e Fronteiras.

Dois Anuários Unbral das Fronteiras Brasileiras serão lançados nessa ocasião: 2017 e 2018, trazendo a atualidade do projeto e das fronteiras brasileira.

 

Veja todas as informações no site: SIAP 2018

 

 

10 a 14 de setembro de 2018.

   O Congresso Brasileiro de Geografia Política, Geopolítica e Gestão do Território tem se apresentado como uma oportunidade ímpar de encontro entre pesquisadores, professores, profissionais e estudantes de graduação e de pós-graduação que se interessam pelos temas contemplados durante o evento. Nesta 3ª edição, propomos a temática “Crise e reinvenção dos espaços da política”, em consonância com a conjuntura de crise e de reflexão sobre as possibilidades e os entraves para a ação e a decisão política nos contextos brasileiro e mundial, conjuntura esta que tem desafiado intelectuais, gestores e cidadãos.

     Convidamos todos os interessados a atentarem para as datas importantes e os eixos do evento em CONGEO 2018 

 

Agosto - Noviembre de 2018

    El objeto de la cátedra de fronteras del IMANI es profundizar y ampliar el conocimiento local y regional de la Amazonia a través de la identificación, análisis y discusión de las problemáticas fronterizas, en sus conexidades con el convulsionado y cambiante panorama político y económico global reflejado en otros ámbitos fronterizos, particularmente las que se han venido presentando, en las últimas dos décadas, a partir de las complejas y asimétricas relaciones entre Norte y Suramérica o entre Europa, África y el Medio Oriente. Complementariamente, se busca proveer información actualizada y relevante, así como instrumentos conceptuales que promuevan la capacidad local y regional, personal e institucional, para interpretar y participar en la resolución de las problemáticas relacionadas con el medio fronterizo en la región amazónica.

 

    La sesiones entre el 17 de agosto y 16 de noviembre se realizarán en Leticia en el Auditorio Victoria Amazónica de la Universidad Nacional de Colombia sede Amazonia. 

VI Seminário de Estudos Fronteiriços + 2º Colóquio Unbral de Estudos Fronteiriços

O VI Seminário de Estudos Fronteiriços (VI SEF) acontecerá na cidade de Corumbá, na Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (CPAN/UFMS), Unidade Alfândega. Da mesma maneira que o V SEF, este evento terá organização compartilhada entre o Mestrado em Estudos Fronteiriços/UFMS e Universidade Federal do Rio de Janeiro, através de seu GRUPO RETIS. Nessa edição, o SEF abrigará ainda o 2º Colóquio Unbral de Estudos Fronteiriços, proposto pelo Unbral Fronteiras – Portal de acesso aberto das universidades brasileiras sobre limites e fronteiras. Mais informações podem ser obtidas aqui.

 

 

 

Geopeaces - Geographies for Peace

Entre os dias 23 e 25 de Abril de 2017, realizar-se-á o "Geopeaces - Geographies for Peace", em La Paz, Bolívia. O evento é uma promoção da UGI - União Geográfica Internacional, em conjunto com A organização do XVI Egal -  Encuentro de Geógrafos de América Latina. Mais informações sobre o evento podem ser obtidas aqui.

 

 

 

 

VI Seminário Internacional América Platina e I Colóquio Unbral de Estudos Fronteiriços

Entre os dias 16 e 18 de novembro de 2016 acontecerão os eventos "VI Seminário Internacional América Platina" e o "I Colóquio Unbral de Estudos Fronteiriços". O Seminário é uma promoção da UEMS - Universidade Estadual do Mato Grosso do Sul, enquanto o Colóquio Unbral é uma parceria entre a UEMS e o Unbral Fronteiras. 

O IV SIAP recebe propostas de trabalho até o dia 16 de outubro de 2016. Já o Colóquio Unbral dedicar-se-á a expor e discutir os resultados do projeto, com apresentação do Anuário Unbral 2016.

 

IV Seminário Internacional Buscando o Sul

 

Entre os dias 24 e 28 de outubro de 2016 acontecerá o IV Seminário Internacional de Ciências Sociais - Ciência Política "Buscando o Sul", Relações de Fronteira, Políticas Públicas e Pensamento Social no Prata. O evento é uma promoção da UNIPAMPA - Universidade Federal do Pampa, Campus São Borja.

Grande parte da Equipe Unbral fronteiras marcará presençã em São Borja. Mais informações podem ser obtidas aqui.

 

 

 

 

 

 

Seminário Internacional Segurança das Frontteiras -  Illicit Cross-Border Networks and Border Security Policy

No dia 22 de Setembro de 2016, realizou-se, na Faculdade de Ciências Econômicas da UFRGS, o Seminário Internacional Segurança das Fronteiras, que teve, como mediadora, a coordenadora do Unbral Fronteiras, Adriana Dorfman. O evento foi uma parceria entre o Programa de Pós-Graduação em Geografia da UFRGS, o Programa de Pós-Graduação em Estudos Estratégicos Internacionais da UFRGS, a Associação Nacional de Delegados da Polícia Federal e o Unbral Fronteiras.
O evento contou como painelistas os canadenses Christian Leuprechtt e Todd Hataley, e o professor brasileiro Alessandro Maciel Lopes

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Metodologias de Investigação de Fronteiras e Movimentos Sociais

 

No dia 10 de Setembro de 2016, a coordemnadora do Unbral Fronteiras, professora Dra. Adriana Dorfman, participou do evento "Metodologías de Investigación de Frontera y Movimientos Sociales".

O evento teve eve coordenação de Magali Ivañez e Sebastián Güida, ambas da UdelaR (Universidad de la República - Uruguay).

"Metodologías de Investigación de Frontera y Movimientos Sociales" aconteceu em Rivera, Uruguay, cidade-gêmea de Sant'Ana do Livramento, RS, Brasil. Contou com o apoio do Ministerio de Desarrollo Social Uruguaio e da Inmujeres.

 

 

 

 

 

 

 

 

 

33º Congresso Internacional de Geografia em Beijing

Entre os dias 22 a 29 de agosto de 2016, a coordenadora do Unbral Fronteiras, Dra. Adriana Dorfman, participou do 33º Congresso Internacional de Geografia, em Beijing, na China. A Dra. apresentou o trabalho "Marginal Emergent and Situated Border Studies in Brazil", resultado da análise dos dados coletados através do Unbral Fronteiras e de sua carreira de pesquisa. Assinam o trabalho, também, demais mebros da Equipe Unbral.  Mais informações do evento podem ser obtidas aqui.

 

 

Palestra "Cidades e Fronteiras: jogos na construção de territórios"

O Unbral Fronteiras e o projeto de extensão Em dia com a Pesquisa trazem à Faculdade de Biblioteconomia e Comunicação da UFRGS o professor de geografia política e urbana na Universidade de Artois (França), Bernard Reitel. A palestra  entitulada "Cidades e Fronteiras: jogos na construção de territórios" será na terça-feira-feira, dia 28, às 14h30, no auditório 2 da Fabico (Rua Ramiro Barcelos, 2705 – Campus Saúde). As vagas são limitadas, e as inscrições podem ser feitas pelo formulário disponível aqui.

 

 

Curso "Estudos Fronteiriços: perspectivas teóricas e comparadas"

O Programa de Pós-Graduação em Geografia da UFRGS, em Porto Alegre, oferece o curso "Estudos Fronteiriços: perspectivas teóricas e comparadas". As aulas serão dadas pelos professores Dr. Bernard Reitel, da Univ. Arras, França e Dra. Adriana Dorfman, da UFRGS, coordenadora do Unbral Fronteiras, na semana de 27/06 a 01/07/2016. Participação especial dos professores Dra. Hilda Garcia Perez, do Colegio de la Frontera Norte em Nogales, México, que tratará de "Ética na Pesquisa em Fronteiras" e Dr. Francisco Lara-Valencia, University of Arizona, Estados Unidos

Mais informações aqui

 

 

 

 

Oficina de trabalho da pesquisa “Fronteira no Brasil: uma  análise de políticas públicas”

A professora Adriana Dorfman, coordenadora do Unbral Fronteiras, participou como debatedora do Painel 2, “A rede urbana nacional e a fronteira”, na oficina de trabalho da pesquisa intitulada “Fronteira no Brasil: uma análise de políticas públicas”, organizada pelo IPEA Brasília, por meio da Diretoria de Estudos e Políticas Regionais, Urbanas e Ambientais (Dirur), nos dias 15 e 16 de junho de 2016.

 

 

 

 

 

Visita Técnica à Unipampa - Campus Sant'Ana do Livramento

Nos dias 9 e 10 de junho de 2016, Thaís Leobeth, da Equipe Unbral Fronteiras, fez visita técnica à Unipampa, Campus Sant'Ana do Livramento. Na ocasião, a pesquisadora coletou monografias que em breve serão incluídas ao nosso Portal. Agradecemos a toda equipe da Unipampa pelo apoio, em especial ao sr. João Timóteo de los Santos. Visitas aos outros campi da instituição já estão em processo de agendamento, e logo todo material estará disponível.

Imagem: http://bit.ly/28UovLt